Avaliação bancária das casas volta a aumentar em março

A avaliação bancária das casas para a concessão de crédito à habitação voltou a subir em março, para 1.247 euros, o valor mais alto do último ano, pelo menos, revelou o Instituto Nacional de estatística (INE).

O valor médio de avaliação bancária aumentou em março oito euros em relação ao valor de fevereiro e 80 euros face a março de 2018, quando atingiu os 1.167 euros por metro quadrado (m2).

O valor médio de avaliação bancária de apartamentos foi 1.320 euros em março, mais 10 euros do que em fevereiro, tendo a região do Algarve registado o valor mais elevado (1.665 euros/m2) e o mais baixo a região do Alentejo (1.038 euros/m2).

Comparando com fevereiro, o valor para apartamentos subiu 0,8 por cento, tendo o Centro apresentado a maior subida (1,4 por cento) e a Região Autónoma da Madeira a única descida (menos 1,7 por cento).

Em termos homólogos, o Algarve apresentou o crescimento mais expressivo (13,7 por cento) e a Região Autónoma dos Açores a única descida (menos 1 por cento).

O valor médio da avaliação para apartamentos T2 foi 1.337 euros, mais 16 euros do que em fevereiro, enquanto para os T3 se registou uma subida de cinco euros, para 1.242 euros.

As tipologias T2 e T3, no seu conjunto, representaram 83,2 por cento das avaliações de apartamentos realizadas em março.

Quanto às moradias, a avaliação bancária subiu três euros, face a março do ano passado, para 1.128 euros/m2, registando-se os valores mais levados no Algarve (1.592 euros/m2) e na Área Metropolitana de Lisboa (1.546 euros/m2), enquanto a região Centro registou o valor mais baixo (983 euros/m2).

Face a fevereiro, o Centro apresentou o maior aumento (1,1 por cento), enquanto o Algarve e a Região Autónoma da Madeira registaram quebras, de 2,2 por cento e de 2,4 por cento, respetivamente.

Em termos homólogos, o Algarve teve o maior crescimento (9,3 por cento) e a Região Autónoma dos Açores o menor (2,5 por cento).

Comparando com fevereiro, o valor da tipologia T3 desceu em março três euros, para 1.112 euros/m2, e o da moradia tipo T4 registou um decréscimo de dois euros, para 1.149 euros/m2, representando estas duas tipologias 71,6 por cento das avaliações de moradias em março.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: habitaçãohome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 28 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 28 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

27 de maio, nasce Isadora Duncan, a dançarina que quebrou as regras

Isadora Duncan nasceu em São Francisco, a 27 de maio de 1877. É considerada a…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias