Nas Notícias

Autoridades travam rede de tráfico de cocaína que escondia droga em pêssegos

cocainaAutoridades portuguesas, espanholas e colombianas detiveram 20 pessoas de uma rede de tráfico de cocaína. A droga era proveniente da Colômbia, transportada dentro de latas de pêssegos e em contentores de fruta. Portugal era a porta de entrada da cocaína na Europa, sendo que a rede operava ainda em Espanha.

Uma operação conjunta entre polícias de Espanha, Portugal e Colômbia permitiu desmantelar esta rede, que usava latas de pêssegos para esconder a cocaína e outros estupefacientes, segundo noticia o jornal espanhol El Mundo.

A droga era proveniente da Colômbia (que tinhal ligações com outros países da América do Sul) e o método de tráfico era original: com recurso a pêssegos, que escondiam droga criada em laboratório, por parte de alguns dos elementos que faziam parte desta rede.

As latas de fruta com droga no seu interior eram transportadas em contentores, com Portugal como destino. As autoridades policiais intervieram em diversas cidades espanholas (Madrid, Sevilha, Valência, Zamora, Navarra, Orense, Pontevedra, Tarragona e Cádis) e portuguesas (não especificadas).

Foram feitas dezenas de buscas, sendo que os detidos tinham as três nacionalidades: portuguesa, espanhola e colombiana. O objetivo desta rede de tráfico era transportar para a Europa grandes quantidades de cocaína de elevado grau de pureza para o continente europeu.

O resultado desta operação foi, além da detenção de 20 pessoas, a apreensão de uma quantidade de cocaína significativa: 250 quilogramas. A qualidade da cocaína era elevada, segundo informações reveladas pelo El Mundo.

É sabido que a Península Ibérica é a porta de entrada de droga proveniente da América do Sul, sendo que as redes de tráfico, de cocaína e outros estupefacientes, utilizam métodos originais, mas que acabam por seguir o mesmo princípio: ocultação da droga noutros produtos importados para solo europeu.

 

Em destaque

Subir