Mundo

Autoridades moçambicanas exumaram sete corpos encontrados no meio de uma mata

As autoridades moçambicanas exumaram hoje os sete corpos encontrados no meio de uma mata na província de Nampula, norte de Moçambique, para realização de perícas, disse à Lusa fonte do Ministério Público.

Depois de encontrados na sexta-feira, abandonados no meio da mata, os corpos de cinco homens e duas mulheres foram enterrados no sábado, numa vala comum, junto ao local da descoberta, perto de um povoado do posto administrativo de Chinga, distrito de Murrupula.

A zona é pouco povoada e está a cerca de 70 quilómetros da sede de distrito, acessível através de trilhos de terra batida.

Uma equipa composta por elementos do Ministério da Saúde, Ministério Público e Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) deslocou-se hoje para a zona e procedeu à exumação.

As autoridades judiciais e de saúde continuam sem explicação para as mortes, bem como acerca da proveniência das sete pessoas.

“Os exames médicos e processos de investigação vão trazer respostas”, disse o procurador Cristóvão Muleica.

A investigação do caso é encabeçada pelo Ministério Público em Nampula que, depois de tomar conhecimento da descoberta, decidiu criar uma equipe multissetorial, acrescentou o procurador.

Os residentes do povoado relataram à edição de hoje do jornal O País ter ouvido uma viatura a circular durante a noite de quinta-feira até junto ao local onde viria a ser feita a descoberta.

Segundo a população, os corpos foram abandonados no terreno sem sinais de violência e ninguém os reconheceu, presumindo-se que eram residentes de outros locais.

Em destaque

Subir