Mundo

Autoridades levantam alerta de tsunami após terramoto na Indonésia

A agência indonésia de geofísica levantou o alerta de tsunami que tinha dado após um forte terramoto que ocorreu hoje a leste da região das ilhas Celebes, na Indonésia.

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico o terramoto foi sentido às 19:40 horas locais (12:40 em Lisboa) com magnitude 6,7 na escala de Richter, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos indica que a magnitude foi de 6,8 na mesma escala.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos referiu ainda que o sismo ocorreu a 17 quilómetros de profundidade e o seu epicentro ocorreu a cerca de 100 quilómetros da localidade de Bungku.

O terremoto de hoje ocorreu longe da cidade central das Celebes, Palu – que foi devastada por um terremoto e tsunami em setembro -, mas foi sentido e as pessoas correram para as ruas em pânico.

O porta-voz da agência de gestão de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o terramoto foi sentido em diferentes áreas por quatro a seis segundos.

Purwo Nugroho disse que em algumas das áreas na costa leste das ilhas foi ordenado que os moradores se deslocassem para zonas mais altas.

A Indonésia é propensa a terremotos e erupções vulcânicas devido à sua localização na região do “Anel de Fogo” do Pacífico, que tem muita atividade sísmica.

Mais de 4.400 pessoas morreram no sismo de Palu.

Em destaque

Subir