Mundo

Autoridades intercetam embarcação de supostos traficantes em Cabo Delgado

As autoridades moçambicanas intercetaram no sábado uma embarcação onde seguiam alegados traficantes de droga na costa da província de Cabo Delgado, disse hoje à Lusa o porta-voz da polícia da República de Moçambique (PRM).

Os tripulantes atearam fogo ao barco quando notaram a aproximação das autoridades moçambicanas e tentaram escapar, contudo a polícia conseguiu deter 12 dos 15 cidadãos de nacionalidade estrangeira, disse o porta-voz da Polícia em Cabo Delgado, Augusto Guta.

“Neste momento, estamos a interrogar estes indivíduos na tentativa de tirar o máximo de informação e oportunamente disponibilizaremos informações”, disse.

A operação foi realizada pela Marinha de Guerra das Forças de Defesa e Segurança e pelo Serviço de Investigação Criminal.

Segundo fontes citadas pela Agência de Informação de Moçambique, as autoridades moçambicanas suspeitam que, além do tráfico de drogas, a embarcação tivesse também o objetivo de apoiar, em termos logísticos, os grupos desconhecidos que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Na região de Cabo Delgado têm ocorrido ataques de grupos armados, desde outubro de 2017, após anos de atritos entre muçulmanos de diferentes origens, com a violência a eclodir em mesquitas radicalizadas.

Os ataques armados em Cabo Delgado já causaram pelo menos 300 vítimas mortais, segundo números oficiais e da população, e perto de 60.000 residentes foram afetados, muitos obrigados a deslocar-se para outros locais em busca de segurança, segundo dados das Nações Unidas.

Em destaque

Subir