Nas Notícias

Autoridades chumbam Golfinhos com as Estrelas da SIC

barbara_guimares

As estrelas da SIC já não vão nadar com golfinhos. Quer o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, quer a Direção Geral de Alimentação e Veterinário deram pareceres negativos ao programa ‘Golfinhos com as Estrelas’. A estação já suspendeu o programa.

O programa ‘Golfinhos com as Estrelas’, que seria apresentado por Bárbara Guimarães, foi suspenso ainda antes do início das gravações, após o ‘chumbo’ das autoridades à iniciativa da SIC.

Em comunicado, a estação avança que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção Geral de Alimentação e Veterinário deram um parecer negativo ao ‘uso’ dos golfinhos para um programa de entretenimento, depois de questionadas sobre isso pelo presidente do Conselho de Administração do Zoomarine, onde a versão portuguesa do ‘Dolphins with Stars’ iria ser gravada.

“A SIC tomou conhecimento hoje, dia 18 de maio, de um parecer enviado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao presidente do Conselho de Administração do Zoomarine sobre o programa Golfinhos com as Estrelas, o qual é ‘desfavorável’”, referiu a estação.

“A SIC foi também informada”, continuava o texto do comunicado, “de um projeto de parecer ‘negativo’ emitido pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária relativamente ao mesmo programa”.

“Face a estes pareceres, a SIC decidiu suspender de imediato a produção do programa, já em curso”, uma vez que as gravações iriam ter início esta semana.

No mesmo comunicado, a estação deixou entender que ficou surpreendida por saber que o Conselho de Administração do Zoomarine teria solicitado os pareceres às duas entidades oficiais.

A produção do ‘Golfinhos com as Estrelas’ só teve início após a SIC “ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa”, ao mesmo tempo que a estação e a Shine Iberia, produtora do formato, “acederam a todas as solicitações feitas, nomeadamente no reforço das componentes científicas e pedagógicas do programa, que sempre foram e são a intenção do Golfinhos com as Estrelas”.

A decisão de suspender o programa foi ao encontro do partido Pessoas-Animais-Natureza, que intentou “uma providência cautelar contra a empresa Mundo Aquático, proprietária do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa”, como salientou em comunicado.

A SIC estuda agora a hipótese de ‘contornar’ os dois pareceres negativos para retomar o ‘Golfinhos com as Estrelas’, como referiu no mesmo comunicado: “A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer ‘desfavorável’ e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico”.

Em destaque

Subir