Apresentações/Novidades

Autoeuropa produz mais de cem mil automóveis só este ano

AutoeuropaProd114AutoeuropaProd114 600A Autoeuropa, unidade industrial que é considerada como um dos principais ‘motores’ da economia portuguesa, vai produzir só este ano 101 mil automóveis. Um volume considerável, mas que, por diversas razões, fica ainda aquém das 111 mil unidades fabricadas pela fábrica de Palmela em 2011.

Os vários ciclos de produção vividos por aquela unidade industrial, durante a sua história, que implicaram por vezes a supressão de alguns turnos laborais, face à demanda e volume de produtos, muito contribuiram para as variações no número de automóveis produzidos. Uma das quebras de produção aconteceu já depois do último Verão, quando em Setembro foram produzidos 480 veículos em vez de 505

A Autoeuropa tem vindo aos poucos a recuperar uma trajetória de crescimento na sua produção, quer por via da racionalização de meios, quer pelo facto de ser produzirem novos modelos em Palmela. O que permitiu um aumento de 9,7 por cento relativamente ao ano passado, quando foram fabricados 91.200 automóveis.

AutoeuropaProd214 600Atualmente, e para além do monovolume Sharan – que sempre se fabricou naquela unidade industrial – são montados em Palmela o descapotável Volkswagen EOS, o coupé Volkswagen Sirocco e o monovolume SEAT Alhambra.

Não obstante a Admnistração da Autoeuropa não queira fazer previsões, é de esperar que em 2015 a unidade industrial de Palmela mantenha o atual volume de produção, com ciclos de redução programados, tanto mais que a anunciada nova plataforma modelar só permitirá produzir um novo modelo (nome ainda por anunciar) em 2016, utilizando já base de protótipo MQB.

Em destaque

Subir