Fórmula 1

Autódromo do Estoril vibra com a Fórmula 1 histórica

O Autódromo do Estoril animou-se para receber as provas de Fórmula 1 históricos, incluídas no Estoril Classic Festival. Um evento que levou à pista dos arredores de Lisboa – que celebra 45 anos de existência – muito público. Entre os concorrentes do FIA Masters Historic Formula 1, o Shadow Ford Cosworth de Nick Padmore, que foi pilotado por originalmente por Tom Pryce, foi o mais rápido na sessão de treinos-livres e na qualificação o que lhe valeu arrancar da pole-position’.

No entanto, as corridas de automóveis são verdadeiramente imprevisíveis e, depois de um bom arranque, o monolugar concebido por Tony Southgate acabou por evidenciar problemas técnicos, sendo obrigado a rumar às boxes para abandonar.

O Williams FW06 Ford Cosworth, o carro que iniciou a bem-sucedida carreira da formação fundada por Frank Williams com a ajuda de Patrick Head, ficou na liderança pelas mãos de Martin Bullock, assegurando o triunfo após vinte e cinco minutos de prova.

Para o segundo posto a luta foi intensa entre o Shadow DN8 Ford Cosworth e o McLaren M19C Cosworth, tendo Jason Wright e Joaquin Folch-Rusinol, respectivamente, lutado ao longo de toda a corrida, cruzando a linha de meta separados por menos de meio segundo.

A prova de HPCA Fórmula 1 Pré-1966 foi emocionante desde a primeira até à última volta, com o Cooper T45/51 de Rod Jolley, o Brabham BT7 de James King, o Cooper T51 de Barry Cannel e o Lotus 16 de Joaquin Folch-Rusinol, que arrancou da pole-position, estado envolvidos em acirradas lutas pelo triunfo.

Após 25 minutos de muitas batalhas, a última volta acabou por ser determinante, tendo o carro da equipa de Jack Brabham levado a melhor, frente ao primeiro Lotus de Fórmula 1, ao passo que no degrau mais baixo do pódio ficou o primeiro carro de motor central traseiro a vencer o Campeonato Mundial de Pilotos.

Contudo, o primeiro vencedor do fim-de-semana foi o italiano Manfredo Rossi Di Montelera (Lotus 22) que superou por menos de um segundo o compatriota Pierre Tonetti (Brahbam BT6) na corrida da Fórmula Júnior – FIA Lurani Trophy.

Em destaque

Subir