Nas Notícias

Autocarro do coração estaciona em Guimarães

Millie_Exterior_900O Millie, um autocarro interativo com as últimas inovações no diagnóstico e tratamento das perturbações do ritmo cardíaco, vai estar estacionado nas Jornadas do Minho, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos dias 4 e 5 de março.

No interior do veículo, para além da exposição dos dispositivos inovadores, haverá ainda simuladores de implante, jogos interativos e sessões de e-learning para profissionais de saúde.

Uma das principais atrações desta iniciativa é a possibilidade de conhecer o pacemaker mais pequeno do mundo que mede apenas 2,5 centímetros – um décimo do tamanho de um pacemaker convencional – e o registador em miniatura de eventos cardíacos, que permite monitorizar o coração dos doentes à distância.

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, foi um dos primeiros hospitais do país a disponibilizar pequenos registadores de eventos cardíacos, dando assim início a uma nova era no diagnóstico das arritmias.

Estes equipamentos, disponíveis para formação médica no autocarro Millie, permitem uma monitorização contínua do doente durante três anos e através de um sistema wireless o coração dos doentes é monitorizado à distância.

Até ao dia 13 de março, o autocarro vai continuar a viajar por Portugal e depois irá partir rumo à Eslováquia, República Checa, Suécia e Polónia.

O Millie é uma iniciativa da empresa Medtronic, líder mundial em tecnologia médica, e insere-se numa campanha internacional de formação a especialistas médicos.

Em destaque

Subir