Mundo

Autismo: Jovem isola-se do mundo numa caixa de vidro

autista voluntarioEstás prestes a terminar o ‘autismo voluntário’ de Callum Mills. Este jovem de Aylesbury, em Inglaterra, isolou-se do mundo, fechando-se à vista de toda a gente numa caixa de vidro. Como quem sofre de autismo, “somos olhados por todos e não conseguimos comunicar”.

A longa aventura solitária de Callum Mills, um jovem britânico que se isolou do mundo à vista de toda a gente, numa campanha de sensibilização sobre o autismo, decorre no interior de uma caixa de vidro.

“Conheço pais de crianças autistas que disseram que a caixa de vidro seria uma poderosa metáfora sobre a condição. Ter toda a gente à nossa volta a olhar para nós, enquanto estamos isolados e não conseguimos comunicar, deve ser como os portadores de autismo se sentem constantemente”, explicou este voluntário.

Callum Mills, que trabalha numa loja da Tesco (uma das maiores cadeias de supermercados do Reino Unido), criou o desafio de passar 50 horas isolado do mundo, mas à vista de todos: fechou-se numa caixa de vidro à porta do movimentado supermercado, numa campanha de angariação de fundos para a Caudwell Children, uma instituição que apoia crianças com autismo.

“O Callum é um rapaz fantástico, com um excelente sentido de humor, que está a ser fundamental para encarar este desafio. Não tem muito espaço dentro da caixa e imagino que esta experiência o deixe vulnerável e frustrado, o que agrava conforme as horas vão passando”, salientou Andy Bailey, da Caudwell Children, lembrando que o jovem não pôde levar qualquer dispositivo eletrónico.

Em destaque

Subir