Nas Notícias

Autismo é mais propenso nos filhos se os pais forem ‘velhos’

autismo_infantil

Quanto mais velhos forem os pais, maiores são as probabilidades de terem filhos com autismo. Não há uma explicação direta para esta relação, mas fica reforçada a ideia de que as mutações genéticas no esperma, que aumentam com a idade, podem contribuir para transtornos do espectro do autismo.

Um estudo envolvendo mais de 5,7 milhões de crianças demonstrou as associações entre a idade dos pais e a possibilidade de terem filhos com autismo.

De acordo com este estudo, cujo resumo foi publicado na revista Molecular Psychiatry, os homens e as mulheres com idade acima de 40 anos, as mães adolescentes e os parceiros com dez ou mais anos de diferença de idade são quem tem maior risco dos filhos serem portadores de um distúrbio do espectro do autismo.

As conclusões surgiram após a análise dos dados referentes a 5.766.794 crianças, incluindo mais de 30 mil com autismo, da Dinamarca, Israel, Noruega, Suécia e Austrália Ocidental.

De acordo com o Daily Mail, que cita o Molecular Psychiatry, as taxas de autismo eram 66 por cento mais elevadas entre os filhos de homens com mais de 50 anos e 28 por cento maiores do que os nos filhos de homens 40 anos em comparação com os de pais na faixa dos 20 anos.

O estudo mostrou ainda que as mães com mais de 40 anos tinham 15 por cento mais hipóteses de ter uma criança com autismo, quando comparadas com as mulheres que dão à luz aos 20.

Já os filhos de mães adolescentes apresentam um risco 18 por cento superior ao das mulheres na faixa dos 20.

As hipóteses também aumentam quando há uma grande diferença de idade entre os parceiros: quer quando o homem tinha entre 35 e 44 anos e a mulher era pelo menos dez anos mais jovem, quer quando a mulher estava na faixa dos 30 e o homem era dez anos mais novo.

Os investigadores não conseguiram traçar uma associação direta entre o envelhecimento e o risco dos filhos serem portadores de autismo, mas salientam o reforço da teoria de que as mutações genéticas no esperma, que aumentam com a idade do homem, podem contribuir para o desenvolvimento dos distúrbios.

Em destaque

Subir