Mundo

Autismo: Antidepressivos agravam risco, em 87%, durante a gravidez

gravidez abortoUm estudo canadiano demonstrou que tomar antidepressivos durante a gravidez aumenta em 87 por cento o risco de autismo para a criança em gestação. As conclusões foram publicadas no Journal of the American Medical Association, Pediatrics.

Os dados do estudo merecem análise porque há milhares de mulheres a quem, durante a gravidez, apresentam sintomas de depressão.

As estimativas mostram que são prescritos antidepressivos a entre seis e dez por cento das mulheres, como lembraram os investigadores após analisaram os dados clínicos de 145.456 grávidas na província do Quebec, no Canadá.

Anick Bérard, professora da Universidade de Montreal e do Centro Hospitalar Universitário Sainte-Justine, realçou que o estudo “permite estabelecer que tomar antidepressivos, sobretudo os que atuam sobre a serotonina (um neurotransformador), durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, duplica quase o risco de autismo no bebé”.

“As diversas causas do autismo continuam por desvendar, mas os trabalhos demonstram que a genética e o ambiente podem ser fatores de risco”, acrescentou a coordenadora da investigação.

No trabalho foram acompanhadas, desde a gestação até à idade de dez anos, 145.456 crianças.

Em destaque

Subir