Nas Notícias

Autárquicas: Campanha de Pizarro e PS Porto é a que mais vai gastar

A campanha para as eleições autárquicas vai custar aos partidos e movimentos políticos quase 35 milhões de euros. O Porto é onde se gasta mais, com Manuel Pizarro a custar 360 mil euros ao PS, mais 10 mil euros do que vai gastar o PSD para, com o PPM, lançar Álvaro Almeida.

Os orçamentos das campanhas começaram ontem a ser publicados no site da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

Os números mostram que as eleições de 1 de outubro vão ter um custo global, com comícios e material de campanha, a atingir quase os 35 milhões de euros.

A candidatura de Manuel Pizarro, do PS, é a que antecipa a maior despesa. Serão 360 mil euros, avança o Correio da Manhã. Só para “conceção de campanha, agências de comunicação e estudos de mercado” vão perto de 115 mil euros, com mais 91 mil euros a saírem para a realização de comícios e espetáculos.

Numa autarquia – o Porto – que apresenta um provável vencedor antecipado (Rui Moreira), é curiosamente aquela que é apontada como ‘terceira favorita’ que apresenta o segundo custo mais alto. A coligação PSD/PPM no Porto, que aposta em Álvaro Almeida, só vai poupar 10 mil euros em relação à despesa do PS Porto.

O PS é também quem mais vai pagar na campanha para a Câmara de Lisboa. A candidatura de Fernando Medina antecipa despesas de 249 mil euros, bem mais do que os 179 mil do PSD (Teresa Leal Coelho) e mais do terço daquela que as indicações colocam como segunda mais votada, Assunção Cristas: CDS, MPT e PPM vão gastar 97,5 mil euros.

É de salientar que, no caso de Lisboa e do Porto, as campanhas têm um teto para as despesas de 1350 salários mínimos nacionais, ou seja, têm de ficar abaixo dos 460.080 euros.

Por partidos, o PS estima gastar à volta de 15 milhões de euros, bem mais do que os nove milhões previstos pelo PSD.

Em destaque

Subir