Nas Notícias

Autarcas preocupados com eventual perda de serviços e “esmagamento” do Barlavento Algarvio

hosp barlav algÉ só um rumor, mas a hipótese do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio perder serviços para Faro está a preocupar os autarcas. “O esmagamento da instituição vai criar graves problemas aos utentes da saúde”, alerta o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz.

O Ministério da Saúde não comenta e a Administração Regional de Saúde do Algarve afirma que “é infundada”, mas a notícia, avançada ontem pelo Correio da Manhã, de que o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) pode perder serviços para o Hospital de Faro está a preocupar os autarcas da região. O edil de Portimão vai pedir satisfações, o de Lagos nem admite discutir o assunto.

Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, admitiu que vai “levar o assunto à próxima reunião” do executivo “para que seja feito um pedido de informações concretas à Administração Regional de Saúde do Algarve”, mas a questão vai também ser colocada “no seio da Comunidade Intermunicipal do Algarve”.

“Informação infundada”

O principal receio do autarca, que se confessou “muito preocupado” com “uma decisão a curto prazo”, é que esteja em curso “o esmagamento da instituição do Barlavento a favor da hegemonia de Faro”, situação que iria “criar graves problemas aos utentes da saúde” e potenciar “a possível privatização” do CHBA.

Já Júlio Barroso, presidente da Câmara de Lagos, não está preocupado, pois só admite abordar a possibilidade da transferência de serviços “como mero serviço académico”. Para este edil, fora de hipótese está o encerramento do hospital local, “uma coisa descabelada que não faz sentido”.

Ao avançar com a notícia, o CM contatou o Ministério da Saúde, que remeteu explicações para a Administração Regional de Saúde do Algarve, segundo a qual “a informação é infundada”.

Em destaque

Subir