Mundo

Australiano voa até a Grécia para ajudar pensionista desesperado

giorgos chatzifotiadis

A foto de um pensionista grego, a chorar sentado junto a um banco, levou um australiano a atravessar meio mundo para chegar à Grécia. É que o idoso grego era Giorgos Chatzifotiadis, um amigo do falecido pai do australiano James Koufos.

A crise na Grécia não deixa ninguém indiferente, mas o caso de James Koufos está a tornar-se conhecido porque este australiano atravessou meio mundo para ajudar um grego.

Tudo começou com uma fotografia que se tornou viral. Sentado no chão e encostado à parede de um banco, um pensionista chora por não conseguir levantar as poupanças que lhe pertencem, mais precisamente os 170 euros que podia levantar nessa semana.

O grego na foto é Giorgos Chatzifotiadis, de 77 anos, que noutros tempos se tornou amigo de um australiano. Graças às redes sociais, o pensionista desesperado foi de imediato reconhecido por James Koufos, filho de George Koufidis.

Ao ler o que tinha acontecido com Chatzifotiadis, Koufos, que é proprietário de uma pequena empresa em Sidnei, decidiu-se a voar desde a Austrália para a Grécia com o intuito de ajudar o velho amigo do pai.

“Ajudem-me a localizar este homem… Por favor, é urgente! Este homem é um amigo de escola do meu falecido pai. Quero pagar a pensão deste homem por pelo menos 12 meses! Ou enquanto ele precisar”, escreveu James Koufos, no Facebook.

“Nunca vou permitir que um Grego honrado e trabalhador fique à fome! Eu tenho uma vida confortável e ver alguém que trabalhou toda a sua vida sem poder sequer levantar a pensão para alimentar a mulher e a família não é justo. Não estou a pedir dinheiro, apenas preciso de ajuda para o localizar”, complementou o australiano.

Em poucas horas, James Koufos conseguiu saber qual o banco junto do qual Chatzifotiadis foi retratado no mais profundo desespero, voando de imediato para o país.

A tarefa acabou por ser mais fácil do que o previsto já que a mãe do australiano continua a viver na Grécia.

Várias pessoas emocionaram-se com o desenrolar deste caso e foram entregando donativos anónimos, que ultrapassaram os 5000 euros.

Em destaque

Subir