Mundo

Australiano de 97 anos completa quarto curso superior

idoso_universidadeA melhor prova de que o saber não ocupa espaço está neste homem, Allan Stewart, dentista australiano de 97 anos. O estudante mais idoso do mundo acaba de receber o quarto diploma desde que começou a sua vida académica, há mais de 70 anos. Um longo percurso académica que impede Stewart de se sentir “aborrecido”.

Allan Stewart, dentista reformado australiano, acaba de concluir um mestrado e vai superar seu próprio recorde, aos 97 anos de idade. Stewart tornara-se o estudante mais idoso do mundo a concluir uma pós-graduação quando se formou em Direito, em 2006, contava então 91 anos. Agora supera essa fasquia.

Este bisavô iniciou o seu percurso académico há mais de 70 anos. Em 1936, Stewart completou o primeiro curso, um bacharelado em Odontologia, na Universidade de Sydney. Era médico dentista e avançou com outro doutoramento, em medicina dentária. Prosseguiu com o curso de Direito e agora, na Southern Cross University, completa o mestrado em ciências médicas.

“Tenho muito tempo disponível e gosto de me manter mentalmente ativo”, justifica Allan Stewart, razão pela qual dá seguimento à sua carreira académica, com grande intensidade, sobretudo depois de se reformar.

O segredo da sua longevidade é uma vida ativa e saudável, em termos físicos e psicológicos com prática de fitness e frequência da Universidade. Estes cursos representam um estímulo intelectual que Allan Stewart não dispensa.

A questão óbvia que se coloca no momento: vai ficar por aqui? Stewart acredita que sim, mas já o afirmara no anterior curso que concluiu e voltou à Universidade porque se sentiu “aborrecido”, segundo refere agora, no momento em que lhe é entregue mais um diploma.

E Stewart dá um conselho: “As pessoas nunca devem usar a desculpa de que ‘eu sou velho demais para estudar’. Nunca é tarde demais para desenvolver a mente, fazer novos amigos e criar estímulos que nos permitam alcançar algo de valor”.

De acordo com os supervisores do curso, Allan Stewart destaca-se pela “vontade de abraçar novos desafios”, além de uma “competência ímpar em diferentes métodos de aprendizagem online”. Este australiano está pronto para continuar a aprender.

Em destaque

Subir