Tecnologia

Austrália: Apple pode ser processada e obrigada a indemnizar clientes

apple_2Em causa está a polémica em volta das comunicações 4G, que também não estão disponíveis na Austrália. Clientes sentem-se enganados por alegada publicidade enganosa por parte da companhia norte-americana.

A Apple lançou o novo iPad no passado dia 7 de março mas desde cedo o tablet ficou envolvido em polémica. Tudo porque o aparelho, embora seja vendido com as mesmas capacidades em todos os países, só pode utilizar a rede 4G nos Estados Unidos e no Canadá.

Rapidamente muitas pessoas começaram a colocar em causa quais as reais vantagens em adquirir o novo iPad. Vistas bem as coisas, o 4G é das novidades mais aguardadas neste novo tablet, e não ter essa capacidade, diga-se que fica muito aquém do desejado, e questiona-se inclusive se não compensa mais adquirir o modelo anterior, o iPad 2, que desceu consideravelmente de preço.

Esta semana a polémica surge na Austrália. Uma entidade reguladora daquele país está a acusar a Apple de publicidade enganosa, que induziu os clientes australianos em erro, passando-lhes a ideia de que o novo iPad tinha 4G. Na verdade tem, mas não é capaz de utilizar essas comunicações na Austrália, à semelhança do que acontece em muitas outras partes do mundo.

Entretanto por parte da própria Apple já surgem informações de que a empresa norte-americana estará disposta a indemnizar os clientes, além de pretender clarificar toda a situação.

Em Portugal o problema é o mesmo. O novo iPad já está à venda desde o dia 23 de março e embora venha equipado com tecnologia 4G, em alguns modelos, não funciona com estas comunicações no nosso país. Caso queira testar essas mesmas, só viajando para os Estados Unidos ou para o Canadá.

Em destaque

Subir