Mundo

Austeridade vai entrar em vigor na vizinha Espanha

mariano_rajoyA austeridade entra hoje em vigor na vizinha Espanha. O Governo de Mariano Rajoy vai aprovar, durante todo o dia de hoje, um conjunto de medidas para reduzir os gastos do Estado e para aumentar o horário de trabalho até às 37,5 horas por semana.

A Espanha aperta hoje o cinto. O Governo do país vizinho vai aprovar, durante o Conselho de Ministros agendado para hoje, o Projecto de Lei dos Orçamentos Gerais de Estado para 2012, documento que pretende reduzir a despesa para 118.565 milhões de euros, menos 4,7 por cento do que ano passado.

Para cumprir essa redução, o Governo chefiado por Mariano Rajoy vai promover cortes na despesa em várias áreas do Estado. Os gastos dos ministérios terão de ser reduzidos em 15 por cento e estão também previstas reduções ‘forçadas’ na despesa pública com bens e serviços.

As medidas para os trabalhadores também refletem a austeridade que vai entrar em vigor no país vizinho. O horário de trabalho vai ser alargado, para as 37,5 horas semanais, e os salários dos funcionários públicos serão congelados.

Até ao momento, a única notícia não negativa é a manutenção da taxa do IVA nos 18 por cento.

Em destaque

Subir