Economia

Austeridade: Grécia está sem dinheiro e coloca a zona euro em reuniões

Alexis_Tsipras_Grecia_900

O que fazer com a Grécia? O país continua sem dinheiro e os rumores de um terceiro resgate voltam a ganhar força. A zona euro quer impor ainda mais austeridade, mas Alexis Tsipras está a perder popularidade no país e recusa fazer mais cortes para se aguentar como primeiro-ministro.

Esta tarde há uma reunião extraordinária do Eurogrupo, em Bruxelas, para resolver um problema já ordinário (no sentido de normal): a falta de dinheiro na Grécia.

O país voltou a adiar pagamentos a fornecedores e o Governo de Alexis Tsipras teve de forçar, ontem, um novo pacote de austeridade, com cortes de 5400 milhões de euros por ano. Mas os parceiros europeus exigem mais porque, já em julho, os credores internacionais têm a receber 2300 milhões de euros: e os cofres públicos gregos não terão assim tanto para devolver, de acordo com o The Guardian.

Por outro lado, há quase um ano que a zona euro tenta forçar a Grécia a aceitar um terceiro resgate. Só que a popularidade de Alexis Tsipras tem estado em queda livre e o primeiro-ministro ainda ontem teve de anunciar mais cortes, pelo que vai tentar a todo o custo manter a promessa eleitoral de não pedir um novo resgate.

Este resgate, contudo, só está em cima da mesa porque todos concordam que a dívida grega tem de ser reestruturada (para evitar um perdão parcial), mas Grécia, Comissão Europeia e FMI não se entendem quanto ao modelo para essa reestruturação.

Em destaque

Subir