Nas Notícias

Austeridade de Costa: Em 2014, taxas aumentam em Lisboa para combater queda de receita

antonio costaÉ a austeridade do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, autarca que aumentará as taxas cobradas pelo município. A medida apresentada por António Costa surge para combater uma “violentíssima” queda de receitas, nos últimos anos. O Público adianta que o edil apresentou essa solução durante uma Assembleia Municipal – a primeira após as eleições autárquicas.

Segundo escreve o jornal Público, o líder do município lisboeta vai combater a quebra da receita – que sofreu uma “violentíssima” diminuição, nos últimos anos – com um aumento das taxas que a Câmara Municipal cobra aos munícipes.

A subida de algumas taxas municipais far-se-á sentir já a partir de 2014, apresentando-se como única solução para as dificuldades económicas que a Câmara enfrentaria, se não tomasse a medida pouco popular.

A austeridade de António Costa tem como objetivo equilibrar as contas do município. E não há alternativa. Esta é a única solução encontrada pelo autarca lisboeta.

No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembra que nos últimos anos a autarquia vem sentindo reduções da receita sem que, dessa realidade, resulte qualquer agravamento fiscal sobre famílias e empresas da capital.

O jornal Público escreve que este anúncio de aumento das taxas municipais decorreu na primeira reunião da Assembleia Municipal após as eleições autárquicas.

A prioridade de António Costa é manter o equilíbrio das contas, sem prejuízo para a manutenção de um “quadro fiscal competitivo”.

António Costa não quer, no entanto, que a política fiscal seja um fator de afastamento de empresas que operam em Lisboa. Pelo contrário: quer um plano que garanta que novos negócios se desenvolvam na capital.

Em destaque

Subir