Economia

Aumentos do preço por litro e do desemprego agravam queda no consumo de combustíveis

combustiveisOs aumentos do preço e do desemprego, bem como a redução do dinheiro disponível, estão a agravar a queda do consumo de combustíveis. Só no mês de junho o índice baixou 8,7 por cento, o pior registo desde o início do ano.

O preço por litro do gasóleo e da gasolina têm escalado desde o início do ano. Se a este facto adicionarmos o aumento do desemprego (que força as pessoas a menos deslocações) e, para aqueles que têm necessidade de se deslocar, a redução do orçamento disponível, as consequências são óbvias: o consumo de combustíveis encontra-se em queda livre.

Desde o início do ano que o registo tem vindo a piorar. Durante o mês de junho, a queda no consumo chegou aos 8,7 por cento, a maior descida registada em 2012. A tendência é especialmente visível na gasolina, mas o gasóleo não foge à regra.

A tendência, dramática para o setor, tem um efeito positivo. Com o consumo a diminuir, torna-se necessário reduzir as importações, com o consequente benefício na balança comercial do país.

Em destaque

Subir