Nas Notícias

Aumento exponencial do autismo em 77 por cento preocupa Estados Unidos

autismoA percentagem de crianças com autismo aumentou exponencialmente nos últimos 12 anos, nos Estados Unidos. Uma em cada 88 crianças tem um distúrbio que afeta a capacidade de comunicação e de estabelecer relações sociais. Nesta segunda-feira, assinala-se o Dia Mundial do Autismo.

O autismo é um dos distúrbios que mais preocupam os pais e ao longo dos últimos 12 anos tem tido um aumento na ordem dos 77 por cento. Uma em cada 88 crianças nasce com o síndrome do autismo.

Os investigadores descobriram muitos genes relacionados com o distúrbio que afeta o desenvolvimento normal da inteligência, mas o papel da genética no problema é só parte do exercício.

Atualmente, nos Estados Unidos, mais de um milhão de crianças são autistas, uma verdadeira ‘epidemia’ dizem vozes da comunidade científica que tenta encontrar explicações.

No entender dos investigadores, o mais importante é o diagnóstico. Quanto mais cedo for detetado, mais rapidamente se inicia a terapia. O rastreio deve ser feito a partir do ano e meio de idade, até aos dois anos o mais tardar. E esta é uma regra que deve ser aplicada a todas as crianças, mesmo que não apresentem sinais de autismo, aconselham os especialistas.

Como forma de alertar e criar soluções, todos os anos é assinalado o Dia Mundial do Autismo, que em 2012 se assinala nesta segunda-feira.

Em destaque

Subir