Nas Notícias

Aumento do turismo trouxe “novas exigências e desafios” a Portugal

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, valorizou hoje o aumento dos indicadores do turismo em Portugal, mas advertiu que o crescimento deste setor traz “novas exigências e desafios” ao país.

Falando nos Açores, no Dia Mundial do Turismo, Siza Vieira valorizou o caminho recente de Portugal neste setor, destacando, por exemplo, a “diversificação de mercados” que procuram o país, que são agora muito mais do que os quatro tradicionais (Reino Unido, Espanha, França e Alemanha).

“Temos agora mercados novos e que permanecem bastante tempo”, disse o ministro, dando como exemplo os turistas americanos, brasileiros, chineses, canadianos e israelitas.

No país, foi reduzida a “dependência dos destinos tradicionais, como Algarve, Madeira, Lisboa”, espalhando-se agora o setor “por todo o território”.

“Isto aconteceu não por uma quebra dos destinos tradicionais, mas porque fomos capazes de atrair pessoas de todo o mundo e do mercado interno para todo o país”, declarou ainda Pedro Siza Vieira, valorizando o “esforço intenso de promoção externa” do destino Portugal.

No campo das novas exigências que o país agora tem de enfrentar, o governante destacou a digitalização das atividades económicas, sendo secundado neste campo pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Para o chefe do executivo regional, “o turismo só valerá a pena nos Açores na medida em que valer para as açorianas, para os açorianos” e para a região no seu todo.

E prosseguiu: “Não nos acomodarmos. O que nos deve motivar e desafiar é o que está à nossa frente, o que ainda falta fazer e temos de fazer melhor e diferente. É aí que reside essa ideia de sustentabilidade. Não nos podemos acomodar nem deslumbrar com o crescimento”.

O aumento recente nos Açores de 150 por cento dormidas ou de 140 por cento em proveitos económicos “é bom, ninguém nega isso, mas já passou, está feito”, acrescentou ainda Vasco Cordeiro, definindo como um “desafio de todos” o consolidar do turismo nas nove ilhas açorianas.

Já a Confederação do Turismo de Portugal assinalou que, “a manter-se a tendência de crescimento” do setor, “e tudo indica que sim, a necessidade de uma gestão cada vez mais criteriosa do território também deve aumentar”.

“É preciso abandonar a ideia de que temos turistas a mais ou que estes são uma ameaça à sustentabilidade dos destinos. A verdadeira ameaça não está no aumento dos turistas, mas sim na incapacidade de planear e intervir na qualificação dos territórios, na mobilidade, nas infraestruturas aeroportuárias, na segurança pública”, advogou o vice-presidente da entidade, Carlos Moura.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado neste dia desde 1980, data escolhida pela Organização Mundial de Turismo por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor diretivas que são consideradas marcantes para o turismo global.

Nos Açores, a cerimónia oficial decorreu na cidade da Lagoa, na ilha de São Miguel.

Em destaque

Subir