Nas Notícias

Aumento da longevidade e envelhecimento podem ser transformados em oportunidades

envelhecimentoO envelhecimento da população e o aumento da longevidade podem ser transformados “numa oportunidade, mesmo em termos de mercado global”. Esta foi a solução proposta pelo presidente do Polo de Competitividade da Saúde, Joaquim Cunha, no âmbito dos Encontros com a Inovação em Saúde.

O envelhecimento da população e o aumento da longevidade costumam ser encarados como graves problemas sociais, com custos elevados em termos de saúde pública, mas podem ser analisados de outra perspetiva. O exemplo foi dado por Joaquim Cunha, presidente executivo do Health Cluster Portugal – Polo de Competitividade da Saúde, que prefere olhar para o tema “pelo lado da oportunidade”.

“O aumento da longevidade e o envelhecimento da população são uma realidade incontornável. Quando falo em oportunidade, quero dizer que é preciso olhar para o envelhecimento como uma fonte de novas soluções, em que podemos envolver a nossa capacidade de empreendedores e o conhecimento que existe nas nossas universidades”, argumentou.

Segundo o mesmo responsável, que comentou o tema no âmbito da terceira edição dos Encontros com a Inovação em Saúde, agendada para quinta-feira, no Porto, esta diferente forma de encarar a situação “pode-se transformar numa oportunidade mesmo em termos de mercado global”.

Em destaque

Subir