Categorias: EconomiaNas Notícias

Aumento da despesa com pessoal traduz “esforço muito significativo”

O ministro das Finanças reiterou hoje que o aumento da despesa com pessoal de 3,2 por cento em 2020 traduz um “esforço muito significativo” e recusou comentar ações de luta que os sindicatos da função pública pretendem realizar em 31 de janeiro.

Assinalando que “faz parte da liberdade sindical estabelecer as formas de luta que achar convenientes”, o ministro das Finanças sublinhou: “Todos somos responsáveis”.

Questionado sobre se há margem para ir além de um aumento de 0,3 por cento nos salários da função pública e, desta forma, responder positivamente às reivindicações que estão na origem das ações de luta agendadas pelos representantes dos trabalhadores, o ministro das Finanças respondeu com o aumento de 3,2 por cento da despesa com pessoal que está previsto para 2020.

“Para o ano de 2020 temos previsto um aumento da despesa com pessoal de 3,2 por cento, [sendo que] destes 3,2 por cento há 2,9 por cento que decorrem de processos que já foram assumidos pelo Estado” no âmbito do descongelamento das carreiras. Os restantes 0,3 por cento correspondem à atualização das carreiras.

O ministro, numa declaração aos jornalistas em Lisboa, fez questão de lembrar que nos últimos 20 anos as tabelas salariais foram atualizadas “apenas duas vezes” e que os 0,3 por cento previstos correspondem ao “esforço orçamentado” e que é “um esforço muito significativo”.

Na semana passada, depois de a Frente Comum, afeta à CGTP, ter anunciado uma manifestação nacional da função pública em 31 de janeiro, em Lisboa, a Fesap adiantou que estava a “equacionar” realizar uma greve em 31 de janeiro, apelando a “todas as estruturas sindicais” para que se juntem na resposta ao Governo sobre aumentos salariais de 0,3 por cento em 2020.

Neste contexto, a Fesap enviou uma carta aos dirigentes da Frente Comum e do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) no sentido de as três estruturas concertarem posições, após ser conhecida a proposta de atualização salarial do Governo.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: OE2020

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias