Nas Notícias

Aumentam pedidos de reforma antecipada no setor público

aposentado_1Depois de fortes medidas de austeridade no setor público, com a eliminação temporária dos subsídios de natal e férias, muitos dos trabalhadores estão a pedir reformas antecipadas, tendo estas aumentado em 24 por cento, comparativamente com o primeiro semestre do ano passado.

Os pedidos de reforma no setor público subiram na ordem dos 24 por cento, comparando com o período entre janeiro e junho do ano passado, mas o tempo de resposta por parte do Estado também é agora maior.

Fazendo as contas, foram mais de 13 mil os funcionários públicos que entraram com pedidos de aposentação antes do limite de idade de reforma, mas muitos destes permanecem sem qualquer resposta.

Conforme os números revelados ao Diário Económico, por meio do Ministério das Finanças, são mais de dois mil funcionários que aguardam por um sinal positivo por parte da Caixa Geral de Aposentações, para que possam avançar com o processo.

Já de uma forma global, o número de pedidos de reforma antecipada baixou em 32 por cento, descida esta que é justificada pelo Ministério das Finanças como uma prioridade às reformas por limite de idade, em detrimento das antecipadas.

Em destaque

Subir