Nas Notícias

Aumenta risco de pobreza da população jovem em Portugal

estudantes universitarios Há cada vez mais jovens portugueses que enfrentam risco de pobreza, segundo dados o Eurostat, divulgados pelo Jornal de Notícias. Um em cada três jovens em Portugal com idades entre 20 e 24 anos está naquela situação. São valores que acompanham as médias da União Europeia (UE). Também um terço dos jovens lusos não estuda ou está sem emprego.

Cada vez mais jovens portugueses estão em risco de pobreza, adianta o gabinete de estatística da União Europeia, em dados citados pelo Jornal de Notícias.

De acordo com este jornal, 29,8 por cento dos jovens portugueses com idades compreendidas entre 20 e 24 anos enfrentam riscos de pobreza.

São números semelhantes à média da União Europeia, cuja taxa se situa nos 31,8 pontos percentuais, de acordo com o Eurostat.

No entanto, numa análise aos jovens que não estudam e que estão desempregados, Portugal apresenta números bem mais preocupantes do que os seus parceiros europeus.

Numa análise a este grupo, onde as idades se situam entre 15 e 34 anos, verifica-se que 31,3 por cento estão sem atividade letiva ou profissional.

A percentagem é bem superior à da UE, que se fica pelos 20,4 por cento.

Segundo defende o sociólogo Boaventura Sousa Santos, em declarações ao Jornal de Notícias, a situação económica do país contribui para este cenário. “A austeridade eliminou a possibilidade de as empresas crescerem e contratarem pessoas”, diz.

Em destaque

Subir