Motores

Audi soma segunda vitória da temporada no WEC impondo-se em Spa

TrelyuerfasslerLottererSpa315

A Audi somou a sua segunda vitória consecutiva no campeonato do mundo de resistência (WEC) ao impor-se nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda prova do campeonato do mundo de resistência (WEC), disputada este sábado.

E tal como na prova de abertura em Silverstone a marca de Ingolstadt impôs-se com o R8 e-tron quattro n.º 7 guiado por Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer, que se revelaram tão rápidos quanto consistentes. O que é a ‘receita’ para se vencer nos longos ‘sprints’ que são as provas do WEC.

A Porsche, que tinha dominado completamente a qualificação e colocado os seus três 919 Hybrid nas três primeiras posições da grelha de partida, acabou por se contentar com as restantes posições do pódio.

O carro n.º 17, que Brandon Hartley e Timo Brenhardt tinham colocado na ‘pole position’, liderou a primeira fase da corrida, mas depois quem mais luta deu ao Audi vencedor acabou por ser o carro n.º 18, que Marc Lieb, Romain Dumas e Neel Jani levaram à segunda posição final.

LiebDumasJaniSpa215

Tal como em Silverstone foi a rapidez das paragens nas boxes – sobretudo as últimas – que acabou por fazer a diferença entre o Audi vencedor e o Porsche segundo classificado. O R18 n. 7 parou mais tarde, meteu menos combustível e já não foi possível a Jani ‘ir buscar’ Trélyuer.,

O novo ‘pacote’ aerodinâmico para Le Mans também foi importante para o êxito da Audi, ainda que a Porsche tenha mostrado boa velocidade de ponta, e isso permitiu aos autores da ‘pole position’ ainda terminarem no último lugar do pódio depois do atraso sofrido após a saída de pista de Brandon Hartley na chicane da paragem do autocarro.

Filipe Albuquerque terminou na quarta posição no terceiro Audi R18, e o único a não utilizar a nova aerodinâmica para Le Mans, com o piloto português a realizar o último terço da prova, depois de bons turnos de Marco Bonanomi e René Rast no carro n.º 9. Isto depois do Audi n.8 terminar contra as barreiras quando era tripulado por Oliver Jarvis.

WurzSarrazinConwaySpa215

A Toyota foi uma ‘sombra’ do que foi o ano passado, e o mais que conseguiu foi a quinta posição do TS040 n.º 2 de Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway, já que os campeões Anthony Davidson e Sebastien Buemi terminaram apenas na oitava posição após problemas elétricos.

Quanto ao terceiro Porsche, o 919 n.º 19, a sua prova ficou comprometida com um acidente com um dos 911 da categoria GTE Pro, quando era conduzido por Nick Tandy.

A Aston Martin dominou as duas categorias GTE, tanto em Pro como em Am, onde Pedro Lamy somou mais uma vitória, com o Vantage n.º 98 que dividiu mais uma vez com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.

Classificação final

1.º Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer (Audi) 176 voltas
2.º Romain Dumas/NeelJani/Marc Lieb (Porsche) + 13,424s
3.º Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley (Porsche) + 1 volta
4.º Filipe Albuquerque/Marco Bonanomi/René Rast (Audi) + 2 voltas
5.º Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Mike Conway (Toyota) + 3 voltas
6.º Nico Hülkenberg/Eral Bamber/Nick Tandy (Porsche) + 3 voltas
7.º Lucas Di Grassi/Loic Duval/Oliver Jarvis (Audi) + 8 voltas
8.º Anthony Davidson/Sebastien Buemi (Toyota) + 14 voltas
9.º Simon Dolan/Mitch Evans/Harry Tincknell (Gibson) + 15 v.oltas
10.º Gonzalo Yacaman/Felipe Derani/Ricardo González (Ligier) + 16 voltas

Em destaque

Subir