Economia

Sai um atum por 108.000 euros. Custou mais de 500 euros por quilo

atum 14 milhoesUm belo atum custou 14 milhões de ienes, ou 108 mil euros, no primeiro leilão do ano realizado no Tsukiji, o mais famoso mercado de peixe de Tóquio, no Japão. A licitação vencedora foi a de um restaurante. “Um pouco mais caro do que esperávamos”, admitiu o dono.

Se logo à noite lhe sair o Euromilhões ou tiver uns trocos disponíveis, já sabe: em vez de umas latas de atum em conserva, vá até ao Tsukiji, um dos mais famosos mercados de peixe do mundo, e compre um atum de 200 quilos.

No primeiro leilão realizado em 2016, um restaurante da conhecida (lá no Japão) cadeia Sushi Zanmai assumiu o protagonismo com uma licitação de 14 milhões de ienes, cerca de 108 mil euros, por um belíssimo atum-azul.

São mais de 500 euros por cada quilo do peixe. Acha um exagero? Pois no leilão de 2013 um outro restaurante da Sushi Zanmai pagou 1,6 milhões de euros por quilo, embora o atum (inteiro) fosse maior do que o agora comprado.

“Foi um pouco mais caro do que esperávamos, mas é da maior qualidade no que diz respeito à forma, cor e gordura”, adiantou o dono da cadeia de restaurantes, Kiyoshi Kimura, citado pelo The Washington Post.

Foi a licitação mais alta de um leilão marcada por preços ‘puxadinhos’ devido ao ‘goshugi soba’.

Esta tradição reflete uma superstição dos japoneses, segundo a qual vencer o primeiro leilão do ano significa prosperidade e honra.

Como se não bastasse o ‘goshugi soba’, o leilão foi também o último a ser realizado no atual mercado, pois o Tsukiji, fundado em 1935, vai ‘mudar-se’ para uma ilha artificial.

Quanto ao atum-azul de 14 milhões de ienes, foi pescado ao largo de Aomori, no norte do arquipélago japonês.

Esta espécie de atum é das mais procuradas devido ao ‘toro’, a parte da barriga que é uma especialidade do sushi.

Não é à toa que os japoneses comem 80 por cento do atum-azul pescado a nível mundial, sendo os grandes responsáveis pelo risco de extinção da espécie.

Em destaque

Subir