Social

Atriz assiste à morte do marido e faz relato emocionante no seu blog

Marlene Barreto, atriz de ‘Jardins Proibidos’ e ‘A Única Mulher’, perdeu o marido, Paulo Frazão, de 34 anos, que perdeu a luta contra o cancro na madrugada de domingo. Marlene partilhou a sua dor num texto que divulgado no blog ‘Até à Lua’.

“Até já, príncipe… olha por mim, meu herói” é o título do texto que a atriz dedica ao marido, que morreu vítima de cancro.

Depois de sete anos de luta, Paulo Frazão, marido da atriz que participou em algumas telenovelas da TVI e em séries televisivas, Marlene Barreto dedicou uma mensagem de despedida.

Marlene Barreto revela os detalhes do último encontro com o marido, longe de saber que era de uma despedida. O texto é emocionante.

“Ontem deixei-te pelas 11h da manhã, precisava de vir a casa descansar… dei voltas na cama, tive sonhos revoltantes e levantei-me assim que reuni condições. Acordei com as maiores saudades tuas. Precisava urgentemente ver-te e aconchegar-te. Corri para o hospital e lá estavas … à minha espera… beijei-te infinitamente, cheirei-te, dei-te carinhos e limpei-te as lágrimas que corriam assim que sentiste a minha presença. Teve tanto de mágico como de duro, muito duro. Agora entendo, aquelas lágrimas eram uma despedida”, conta a atriz.

Paulo Frazão tinha apenas 34 anos e perdeu a vida na madrugada deste domingo, numa unidade de saúde de Lisboa. Lutava contra aquela doença há sete anos.

A atriz encontrou naquelas lágrimas uma mensagem: “Depois de tanta luta, foi a forma que encontraste para me dizer que estavas cansado, não havia mais condições para continuar uma luta tão inglória mas que foi também a promessa de que ficarias comigo para toda a eternidade. Irias caminhar ao meu lado a partir de outra dimensão… sempre comigo até à lua”.

Marlene Barreto Frazão fala de dor física, mas sobretudo de dor emocional, ao longo desta batalha. Dor que “não se consegue apagar”.

“Sei que sempre me sentiste ao teu lado nestes 25 dias de internamento, deste-me vários sinais disso e agradeço-te pela tua magia. Agradeço-te pela forma como ao longo destes 7 anos enfrentámos este “assassino”. Agradeço-te por estes 9 anos de amor incondicional em que fomos os seres mais felizes e que apenas o eu e o tu importaram”, realça ainda a atriz.

“Deitei-me no cadeirão ao teu lado e adormeci ao som do teu respirar. Era leve, muito leve. Mas ouvia-se, assim ao longe. Acordei 3 vezes e levantei-me para te tapar, para te beijar, para sentir de perto o teu respirar. Falei com a enf Carolina pressentindo que a tua respiração estava diferente. Ela confirmou que de facto estava leve, mas como ela dizia ‘é impossível prever se vai acontecer daqui a uns minutos, umas horas ou alguns dias… sabemos apenas que um dia acontecerá Marlene’.

A atriz assistiu ao momento em que o marido deixou de respirar. E narra esse momento com detalhe.

“O relógio marcava 03h55 quando ouvi um suspiro diferente de todos os outros. Esforcei-me para o ouvir o suspiro seguinte, e o outro e o outro… e o som não saía. Levantei-me e fiquei a olhar para o teu peito. Não mexia, estava imóvel. Toquei-te na mão, beijei-te a cara… estavas tão quentinho. Porque é que não estavas a respirar?”

Depois de chamar as enfermeiras, em desespero, Marlene Barreto ficou com a esperança de que o pior cenário não se confirmasse. “Mas não”.

As enfermeiras abraçaram Marlene, que foi tranquilizada com a frase: “O teu super-herói partiu”.

“Tinhas partido, meu amor” – prossegue – “Aproveitaste o silêncio da noite, o som do meu respirar e simplesmente partiste num suspiro doce e ténue. Sem sofrimento e isso ninguém me contou, fui eu própria que vi e ouvi. Nunca ficaria em paz se não tivesse sentido a paz que permitiu a tua partida”.

Marlene Barreto relata ainda os momentos em que procurou conforto e encontrou-o “na “residência” de um ser humano de que se orgulha.

“Só te quis beijar, abraçar e ficar junto do teu peito mesmo que ali já não batesse um coração. Aquele corpo foi a morada da tua alma, a residência de um ser humano de que me orgulho muito”.

“Olha por mim do sítio onde estiveres. Mas olha mesmo. Tal como te disse ao ouvido, é um ‘até já… é só até nos reencontrarmos outra vez”, escreve a atriz, com a palavra “saudade” em destaque, num texto muito sentido.

Leia o texto na íntegra, no blog ‘Até à Lua’. As palavras surgem acompanhadas com algumas fotografias do casamento de Marlene com Paulo Frazão.

 

Em destaque

Subir