Mundo

Ator Nicolas Cage entrega crânio de dinossauro que era roubado (e ele não sabia)

nicholas cage reliquiaA realidade supera a ficção. Ao saber que tinha um crânio de dinossauro roubado, Nicolas Cage entregou-o às autoridades. O fóssil, com mais de 67 milhões de anos, tinha sido comprado num leilão sem que o ator suspeitasse que estava a adquirir um artigo roubado na Mongólia.

O fóssil teria sido roubado por Erick Prokopi, um traficante que em 2014 foi condenado pela prática de crimes deste tipo.

De acordo com a imprensa norte-americana, Nicolas Cage devolveu o crânio e outros ossos de um Tarbosaurus Bataar (uma ‘versão’ reduzida do Tiranossauro) às autoridades, que vão proceder à devolução dos artigos à Mongólia.

Foi em 2007 que Nicolas Cage comprou o dinossauro, durante um leilão realizado numa galeria de Beverly Hills.

A aquisição tornou-se mediática, à época, porque o ator envolveu-se numa guerra de licitações com o colega Leonardo DiCaprio, na qual triunfou com uma licitação final de 276 mil dólares.

Só recentemente é que Nicolas Cage tomou conhecimento de que o crânio do dinossauro teria sido traficado para os EUA por um paleontólogo, suspeito de ser “responsável pelo mercado negro de fósseis pré-históricos”.

O suspeito é Erick Prokopi, o mesmo homem que a Mongólia prendeu e condenou à prisão, em 2014, por tráfico de fósseis.

No país asiático, a ‘exportação’ de fósseis é crime desde 1924.

Em destaque

Subir