Nas Notícias

Atividade gripal continua com baixa intensidade

A atividade gripal continua com baixa intensidade, como indica  o mais recente Boletim de Vigilância Epidémica da Gripe, emitido pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

O relatório dá conta dos baixos níveis epidémicos da atividade gripal e refere mesmo que a proporção de consultas médicas nos cuidados primários tem descido.

Os dados reportados pelo Instituto Ricardo Jorge demonstram, porém, uma ligeira subida da taxa de incidência na semana entre 12 e 18 de fevereiro, que atingiu os 34,5 por cada 100 000 habitantes depois dos 27,9 por 100 000 da semana anterior.

Nas últimas cinco semanas, aponta o boletim da DGS, “verificou-se uma estabilidade da procura dos serviços de urgência, do número de doentes internados (por todas as causas), bem como da proporção de atendimentos”.

Na citada semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nas Unidades de Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior, e a proporção de atendimentos da linha SNS 24 por síndrome gripal também caiu.

Verificou-se ainda uma estabilidade do número de acionamentos registados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

De acordo com o Sistema de Vigilância Diária da Mortalidade, da DGS, “a mortalidade por todas as causas registou valores acima do esperado para a semana em análise, o que se observa num contexto de temperaturas baixas, em especial nas regiões norte e centro”.

Em destaque

Subir