Economia

Atividade económica volta a cair em setembro, aponta Instituto Nacional de Estatística

restauracao 1A atividade económica assinalou uma descida no mês de setembro, em Portugal, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As exportações nominais desaceleram e as importações também acentuam diminuição.

O INE divulgou hoje dados sobre a atividade económica portuguesa, no mês de setembro, com uma quebra de 2,3 por centro, em comparação com agosto. Nesta síntese de conjuntura, que aquele instituto publicou hoje no seu site, o indicador de clima económico diminuiu em setembro e outubro, situação que inverte o ténue movimento ascendente anterior.

O indicador de atividade económica “registou uma redução ligeiramente mais expressiva nos dois últimos meses”, aponta o INE, que salienta o facto de este comportamento contrariar a realidade observada em julho.

Já no que diz respeito ao consumo privado, assinala-se “uma diminuição homóloga mais acentuada em setembro”, como resultado do “contributo negativo mais significativo da componente de consumo corrente”.

“O indicador quantitativo do consumo privado apresentou uma diminuição homóloga ligeiramente mais acentuada em agosto e setembro, contrariando o movimento ascendente observado desde o início do ano. No último mês, este comportamento deveu-se ao contributo negativo mais significativo da componente de consumo corrente”, informa o INE.

“Quanto ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações registaram variações homólogas de 4,5 e menos 4,2 por cento em setembro (10,6 e menos 2,4 por cento no mês anterior), respetivamente”, destaca ainda o INE.

No terceiro trimestre do ano, a taxa de desemprego situou-se em 15,8 por cento, (mais 0,8 pontos do que no trimestre anterior.

Em destaque

Subir