Mundo

Atividade económica do Brasil cresceu 1,4% de janeiro a outubro

A atividade económica do Brasil acumulou um crescimento de 1,4 por cento nos primeiros dez meses de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, anunciou hoje o Banco Central do país.

O órgão ligado ao Governo brasileiro destacou que o chamado Índice de Atividade Económica (IBC-Br), indicador criado pelo Banco Central para antecipar mensalmente tendências do Produto Interno Bruto (PIB), também registou um crescimento de 1,54 por cento nos 12 meses até outubro.

A atividade económica do país também cresceu 0,2 por cento em outubro reagindo à retração sofrida em setembro, quando caiu 0,09 por cento face a agosto.

No confronto de outubro com igual mês do ano passado, o IBC-Br indicou uma alta de 2,99 por cento.

De acordo com esse indicador, que inclui resultados de alguns setores como indústria, serviços, agricultura e arrecadação de impostos, a atividade económica brasileira continua a crescer de forma tímida, mas sustentável.

Economistas do mercado financeiro consultados pelo mesmo Banco Central num informe semanal chamado boletim Focus previram que o PIB do Brasil continuará a recuperar lentamente e crescerá 1,3 por cento em 2018, 2,55 por cento em 2019 e 2,50 por cento em 2020.

Em destaque

Subir