Economia

Atividade económica aumenta e consumo privado estabiliza em maio, diz Banco de Portugal

O indicador coincidente para a atividade económica manteve em maio a trajetória ascendente dos meses anteriores, enquanto o indicador para o consumo privado continuou estável, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

No mês de maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica acelerou para 2,1 por cento, contra os 2,0 por cento de abril, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado se manteve nos 2,1 por cento registados desde o início do ano.

Considerando o trimestre terminado em maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se nos 2,0 por cento registados no trimestre terminado em abril, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado também estabilizou nos 2,1 por cento.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 2,0 por cento (2,1 por cento no período homólogo de 2018), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,1 por cento (2,5 por cento em 2018).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são “indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico”.

Em destaque

Subir