TV

Atire tomates ao Google doodle de hoje (com vídeo)

Se levar com um tomate bem maduro quando for consultar o Google, hoje, não se assuste. O motor de busca assinala a ‘La Tomatina’, o evento que tornou as Festas de São Firmino, na cidade espanhola de Buñol, num fenómeno internacional. Ah, e também pode (tem de!) atirar tomates aos outros…

‘La Tomatina’, uma batalha campal em que toda a gente atira tomates a torto e a direita, tornou-se num fenómeno mundial e ajudou a que as Festas de São Firmino, na cidade de Buñol, na zona de Valência (Espanha), se tornassem conhecidas a nível mundial.

Hoje, por ser a última quarta-feira do mês de agosto, o povo de Buñol vai sair à rua para, com a ajuda de muitos e muitos turistas, festejar o São Firmino com polpa de tomate. O Google assinala a festividade com um divertido Google, no topo da página do motor de busca.

A origem da ‘La Tomatina’ não é clara. A lenda refere que no início de tudo esteve um desfile de bonecos gigantes, aos quais estaria vedada a participação de crianças. Alguns petizes mais traquinas terão atirado tomates contra os ‘gigantones’, dando origem a uma verdadeira tradição.

Outra hipótese, também das mais populares, refere que uma discussão entre o povo e um autarca terá coincidido com a passagem de um veículo a transportar tomates, levando a que o povo atacasse o eleito ‘à tomatada’.

Certo é que, em 1944, uma conhecida marca de polpa de tomate aproveitou as histórias locais para filmar um anúncio. Foi assim que, na última quarta-feira de agosto, durante as Festas de São Firmino, o povo passou a sair à rua para a ‘La Tomatina’.

E não se preocupe com o desperdício alimentar: apesar da abundância de ‘munições’, os tomates utilizados nesta grande festa popular são os que não estão em condições de serem colocados no mercado, nem de serem processados para o fabrico de derivados, como polpa, molho ou ketchup.

Em destaque

Subir