Insólito

Atire a primeira pedra com a Fisga de Jesus

fisga de jc

Noutros tempos, os extremistas cristãos condenavam as blasfémias à pedrada, ignorando uma das mais importantes lições de Cristo: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Pedra essa que pode ser atirada com a Fisga de Jesus, que está a deixar os internautas com vontade de pecar.

Uma instalação artística de 2010 voltou a ser viral com a publicação de um artigo no site Dangerous Minds.

Nesse ano, a galeria Bozar, na Holanda, convidava os artistas a converterem uma imagem de Jesus Cristo na Cruz numa fisga.

A brincadeira ou heresia (consoante a devoção religiosa de cada um) aproveita a passagem bíblica em que Jesus salva uma mulher adúltera. Os fariseus queriam que Cristo a mandasse apedrejar, como antes ordenara o profeta Moisés, mas obtiveram uma resposta imprevista: “Aquele de entre vós que nunca pecou que atire a primeira pedra”.

A história da Fisga de Jesus regressou agora através do site Dangerous Minds, que anunciou o ‘brinquedo’: “Já tentaste a igreja. Já tentaste a oração. Até já sacrificaste um novilho, mas Deus ainda não fulminou os teus inimigos. Obtém a Fisga de Jesus, que te vai ajudar a fazer aos outros o que ele podem fazer a ti”.

O texto remete para um fabricante que não tem site e não há qualquer ligação disponível para uma loja online, o que ajudou a tornar esta fisga viral: afinal, o fruto proibido é sempre o mais apetecido.

O mesmo site adiantou ainda que a primeira representação de um Cristo na cruz a servir de fisga remonta a 1977, quando H. R. Giger pintou ‘Satan I’, a imagem que serviu de capa, em 1985, a um álbum de uma banda de metal suíça, Celtic Frost.

Em destaque

Subir