Mundo

Aterro sanitário que substitui lixeira de Hulene estará pronto em 2019

A primeira fase de operacionalização do aterro sanitário que vai substituir a lixeira de Hulene, onde 16 pessoas morreram soterradas em fevereiro, estará pronto em 2019, anunciou o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique.

“Estamos confortáveis porque as obras ainda não pararam e estamos dentro dos prazos para que em 2019 a primeira fase do aterro sanitário esteja operacional”, disse Celso Coreia, citado hoje pelo jornal “O País”.

O aterro, com uma capacidade para receber 1.400 toneladas diárias de resíduos e que tem um tempo útil mínimo de 25 anos, está a ser construído numa área de 100 hectares em Matlemele, no município da Matola, na província de Maputo.

Celso Coreia disse que o Governo está a acompanhar todo o processo, respeitando todos os direitos das comunidades locais.

“Estamos a respeitar os direitos das comunidades e o espaço da intervenção jurídica que o município tem para o efeito”, afirmou o governante.

No dia 19 de fevereiro, uma parte com altura de um edifício de três andares da lixeira de Hulene, na capital moçambicana, desabou devido a chuva forte que destruiu diversas habitações precárias em redor.

O acidente provocou 16 mortos, sete dos quais eram crianças, de acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

No início de março, o Governo moçambicano anunciou que 1.750 famílias serão retiradas das imediações da lixeira de Hulene, que deverá ser encerrada, numa operação orçada em 110 milhões de dólares (89,3 milhões de euros).

Em destaque

Subir