Mundo

Atentado na Síria faz dezenas de mortos

Dezenas de pessoas morreram num campo de refugiados, na Síria, depois da explosão de um carro armadilhado. A informação é avançada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, disse à AFP que “o EI [Estado Islâmico] lançou um carro-bomba, neste sábado à noite, contra um grupo de deslocados às margens do Eufrates, deixando dezenas de mortos e feridos”.

As vítimas do atentando tentaram fugir aos combates que decorriam naquela província petrolífera, onde os jihadistas são alvo de duas ofensivas distintas – uma levada a cabo pelas forças do regime sírio, e outra por uma aliança arabo-curda apoiada pelos Estados Unidos.

Os combates alastraram-se ao resto da província, onde o Estado Islâmico se refugiou, no vale do Eufrates. No meio de toda a violência, vários civis tentam fugir.

Abdel Rahman vincara, horas antes, que os civis se encontram perdidos, “nomeadamente nas zonas desérticas, onde as comunicações não existem”.

A organização não-governamental Save the Children, por seu turno, indicou que “nas últimas semanas, quase 350 mil pessoas, entre as quais 175 mil crianças, arriscaram a vida para se porem a salvo e escapar à escalada de violência em Deir Ezzor”.

 

 

Em destaque

Subir