Mundo

Ataque à TV5: Estado Islâmico desliga emissão e publica mensagens de medo

ciberataque isis Um ciberataque do Estado Islâmico interrompeu a emissão em 11 canais da TV5 Monde, a partir das 22h00 de quarta-feira, prosseguindo até esta quinta-feira. Os hackers também assumiram o controlo das redes sociais daquele canal de televisão francesa. O primeiro-ministro, Manuel Valls, já reagiu a este ataque.

Um grupo de hackers do autoproclamado Estado Islâmico interrompeu a emissão da TV5 Monde, assumindo também o controlo dos sites e páginas nas redes sociais do canal de televisão francês.

Os extremistas interromperam a emissão em simultâneo, nos 11 canais, num ciberataque de grande escala.

Segundo o diretor da TV5 Monde, Yves Bigot, depois desta ofensiva, os sinais regressaram ao controlo da estação, mas apenas foi possível emitir programas gravados.

Esta ação do Estado Islâmico já suscitou uma reação de Manuel Valls, primeiro-ministro francês.

“Trata-se de um inaceitável atentado à liberdade de informação e de expressão”, afirmou o governante, citado pela AFP. Entretanto, o local foi visitado por membros do governo francês, numa ação de apoio e solidariedade.

Esta não é a primeira vez que o Estado Islâmico avança com ataques cibernéticos, mas nunca o fizera de forma tão agressiva, numa guerra à informação.

Em fevereiro, recorde-se, o perfil no Twitter da revista norte-americana Newsweek também foi alvo de uma ação semelhante, emprendida pelos mesmo grupo de hackers.

Desta vez, as transmissões da TV5 Monde foram literalmente apagadas, com um fundo preto em substituição da imagem.

Já nos órgãos online apareceram mensagens de apoio ao Estado Islâmico, com bandeiras do califado.

“Militares da França, afastem-se do Estado Islâmico! Vocês têm a oportunidade de salvar as vossas famílias, aproveitam-na”, pode ler-se, numa mensagem publicada no Facebook, citada pelo jornal Público.

A ofensiva a um canal de televisão representa mais uma tentativa dos terroristas em espalhar o medo.

Em destaque

Subir