Tecnologia

Astronauta, cosmonauta e taiconauta da EEI regressam à Terra após quatro meses no espaço

regresso 3astronautasTrês tripulantes espaciais – um norte-americano, um russo e um japonês – regressaram hoje à Terra, depois de cerca de quatro meses no espaço. Dois cosmonautas e um astronauta continuam a residir e a trabalhar na Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial Internacional (EEI) ficou só com três residentes, depois de outros três moradores terem hoje regressado ao planeta Terra. A astronauta (designação norte-americana) Sunita Williams, o taiconauta (japonesa) Akihiko Hoshide e o cosmonauta (designação russa) Yuri Malénchenko, este o comandante da missão, ‘apanharam boleia’ da nave espacial Soyuz TMA-05M e aterraram nas estepes do Cazaquistão.

O voo de regresso decorreu como o previsto, terminando próximo do local previsto e à hora determinada, segundo o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia. A aterragem foi monitorizada e acompanhada por três aviões e 12 helicópteros.

Os três trabalhadores espaciais residiam na EEI desde julho, tendo efetuado mais de 40 missões de caráter científico. De entre elas, destacam-se três passeios em órbita, um delineado pelo programa espacial russo e dois definidos pelo norte-americano. Ao todo, 16 países desenvolvem trabalhos conjuntos na EEI, um projeto que recebeu mais de 77 mil milhões de euros nos últimos 12 anos.

Na EEI permanecem os cosmonautas russos Oleg Novitski e Evgeni Tarelkin e o astronauta  norte-americano Kewin Ford, que deixaram a Terra a 23 de outubro. Esta tripla em breve terá a companhia do norte-americano Thomas Marshburn, do canadiano Chris Hadfield e do russo Román Romanenko, que devem deixar a Terra a 19 de dezembro, com lançamento a partir de Baikonur, no Cazaquistão.

Em destaque

Subir