Apresentações/Novidades

Aston Martin DBS Superleggera propõe ‘cocktail’ de elegância e potência

Reunir elegância, formas aerodinâmicas muito apuradas e um motor para lá de poderoso é o que propõe a Aston Martin ao revelar o novo DBS Superleggera.

No fundo este super desportivo britânico recorre a uma receita que tem muito do apelo de um tradicional rival transalpino, mas com o apelo de alguns ícones ‘nascidos’ em terras de sua majestade.

O design deste DBS Superleggera deve o seu visual à colaboração da marca com a especialista Carrozzeria Touring, sobressaindo as novas óticas dianteiras e traseiras, uma maior grelha frontal e linhas mais agressivas.

A ideia será suceder ao modelo Vanquish, naquilo que a Aston Martin define como um super GT, apresentando os contronos do DB11 mas juntando-lhe muito mais, desde a aerodinâmica apurada a uma preocupação com a performance.

Percebe-se assim o empenho em, para além de dotar o DBS de um potente motor V12 Biturbo, conferir-lhe também uma carroçaria mais leve do que no DB11 AMR. O que foi conseguido mercê do recurso perfuso a fibra de carbono, logrando um ‘emagrecimento’ que leva o conjunto a não ultrapassar os 1693 kg.

Mas aerodinâmica é, porventura, um dos dois aspetos que distinguem este novo Aston Martin, pois para além de ser um dos grande turismo com mais apoio do mercado, tal conseguido sem prejudicar o arrasto. Muito por culpa de ‘detalhes’ como o ‘splitter’ dianteiro, o fundo com fluxo estudado, o difusor traseiro e também as ‘lâminas’ do ‘spoiler’ traseiro.

No DBS Supperleggera também desempenha um papel ativo na performance o seu muito especial chassis, que faz jus à definição de Super GT preconizada pela marca. Possui uma suspensão com conjuntos dianteiros de duplos triângulos forjados sobrepostos, e um sistema multilink atrás, sendo que o amortecimento é adaptativo com três opções – GT, Sport e Sport Plus.

Sob o capot está um V12 Biturbo de 5,2 lutros, que é idêntico ao do DB11, mas que anuncia muito mais. Para além de proporcionar 725 cv (face aos 639 cv do DB11 AMR), tem uma relação de caixa final mais curta na sua transmissão automática de oito velocidades. Isso permite explorar melhor a potência e acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4s, e os 160 km/h em apenas mais três segundos. Isto para uma velocidade máxima e 340 km/h.

Acredita-se que a Aston Martin comece a entregar os primeiros exemplares do DBS Superleggera no terceiro trimestre do ano, devendo a base do preço situar-se perto dos 275 mil euros.

 

Em destaque

Subir