Cultura

Assunto: Está despedido do MUDE; Re: Fui dispensado por email?

Funcionários do MUDE (Museu do Design e da Moda) foram despedidos por email, alegadamente por retaliação, após denúncia de condições laborais precárias, falsos recibos verdes e salários em atraso. 

São as novas tecnologias ao dispor de uma empresa que tem contrato com a Câmara de Lisboa. A atitude do merece o repúdio dos profissionais do MUDE, que receberam um email a informá-los de que estavam despedidos, sem pormenores a justificar esta decisão.

Segundo o MUDE Resistance, Grupo de Defesa dos Direitos dos Assistentes do MUDE, esta decisão da empresa está relacionada com uma denúncia e surge como retaliação.

Este grupo denunciou, em março, salários em atraso, condições de trabalho precárias, e práticas ilegais como falsos recibos verdes. Coincidência ou não, acabam de ser dispensados. “Estão a agir de forma vergonhosa, depois do que foi divulgado nos meios de Comunicação Social”, referem.

A direção do MUDE assumiu que os salários de fevereiro estavam por pagar, em março, aos assistentes de exposição. Estes assistentes emitem recibo verde e são contratados pela ‘Aumento d Ideias’, que no email prometeu “acerto final de contas” na próxima semana.

A missiva electrónica surpreendeu os destinatários e alguns deles tomaram conhecimento do mesmo através de alertas feitos pelos colegas que viram essa comunicação por endereço eletrónico.

Leia o conteúdo do email

Em destaque

Subir