Nas Notícias

Associações informam e sensibilizam população para o cancro da tiroide

tiroideA Associação de Doentes da Tiroide em colaboração com o Grupo de Estudos da Tiroide (GET) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), lançaram, ontem, uma campanha de sensibilização para o cancro da tiroide.

Esta doença afeta cerca de 400 pessoas por ano em Portugal, e a tendência é para o aumento do número de casos. Por isso, as associações acharam necessária a distribuição de folhetos informativos sobre a doença nos serviços de endocrinologia dos hospitais, centros de saúde, farmácias, e outras instituições que prestam serviços de saúde de todo o país.

O cancro da tiroide é um tumor maligno da glândula da tiroide, que aparece, normalmente, sob a forma de nódulo do pescoço e, na maioria das vezes, sem dor. A doença, por norma, está localizada, no entanto, pode haver disseminação a outras partes do corpo, mesmo após a cirurgia, por isso, os médicos recomendam a vigilância regular para toda a vida, mas sobretudo no período de cinco a dez anos. Os cancros da tiroide mais frequentes são o popilar e o folicular, que se agrupam nos cancros diferenciados da tiroide.

O prognóstico é normalmente muito bom, mas em cerca de 20 por cento dos casos o prognóstico pode ser mais reservado. Contudo, o prognóstico e tratamento adiantados são determinantes na cura da doença, por isso, se torna tão importante a divulgação e informação sobre esta patologia nodular.

A informação e comunicação entre os profissionais de saúde e população em geral é também muito importante porque o pedido de exames deve ser ponderado pois pode levar a um sobrediagnóstico de pequenos nódulos sem demasiada importância e interesse clínico, produzindo ansiedade no doente e familiares.

Celeste Campino, presidente da Associação de Doentes da Tiroide (ADTI), em declarações à Lusa, informa que “a associação sentiu que existia uma lacuna no que diz respeito à informação sobre o cancro da tiroide” daí a importância desta campanha, com o intuito de informar e esclarecer a população sobre esta doença, e cujo sucesso do tratamento depende de uma deteção precoce e de vigilância constante.

A endocrinologista e coordenadora do GET disse à Lusa que “nos últimos anos se tem registado um aumento dos casos de cancro diferenciado da tiroide, em Portugal e também noutros países desenvolvidos”.

O grupo de Estudos da Tiroide refere que mais de um milhão de portugueses são afetados por doenças da tiroide, que são patologias bastante comuns, sobretudo em mulheres, sendo os principais distúrbios o hipotiroidismo e hipertiroidismo. Assim, este tipo de campanhas são fulcrais na compreensão e deteção imediata do cancro da tiróide, contribuindo para o aumento de casos de sucesso.

Em destaque

Subir