Nas Notícias

Associação organiza festa solidária pelo cancro

solidariedade A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC), associação que disponibiliza serviços gratuitos a doentes oncológicos, organiza uma festa solidária de angariação de fundos para a luta contra o cancro, no dia 13 de dezembro, no Salão do Grupo Desportivo de Quarteiras, em Sintra, pelas 15h00.

Com o mote ‘Vamos ajudar a ajudar’, a festa solidária conta com um rol de atividades lúdicas que começam com a realização de uma matiné e um concurso de karaoke e com a atuação, a partir das 21h00, de vários artistas nacionais, entre os quais, Carlos Moreno, Rafael Bailão, Natacha, Vivian Lima, Ana e Luís Portela.

Durante a tarde serão, ainda, realizados rastreios pulmonares que consistem na medição dos níveis de monóxido de carbono (CO) através de um sopro contínuo para um aparelho específico de medição.

O bilhete pode ser adquirido por cinco euros, valor que reverte, na sua totalidade, para ajudar a UHDC a financiar as suas ações, garantindo os apoios e serviços gratuitos a doentes oncológicos e familiares.

“Vamos ajudar a ajudar”, apela Cláudia Costa, porta-voz da UHDC. Segundo sustenta, “o apoio dado pela UHDC não é unicamente informativo”.

“Procuramos diariamente conseguir corresponder aos anseios e expectativas de todos os doentes oncológicos e seus familiares, pelo que o apoio emocional ganha um grande peso na nossa atividade”, diz.

A porta-voz revela que a associação “há já 15 anos disponibiliza serviços de apoio gratuitos a doentes oncológicos e seus familiares”.

“É nosso objetivo continuar a prestar este apoio, pelo menos, mais 15 anos e não queremos que o difícil contexto económico limite o nosso poder de resposta a quem mais precisa. Com as contribuições cada vez mais reduzidas, tornam-se essenciais momentos como este para conseguirmos angariar fundos que nos permitam continuar a ajudar milhares de doentes oncológicos”, acrescenta Cláudia Costa.

O cancro é a segunda principal causa de morte em Portugal e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos. Prevê-se que as taxas de incidência de cancro podem aumentar cerca de 20 por cento, até 2020.

Sobre a UHDC

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos.

Fundada em 7 de abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União tem como primeiro objetivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.

A União foi pioneira no nosso país na criação de quatro diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efetivo do Grupo Técnico Consultivo da Direção-Geral da Saúde.

Em destaque

Subir