Categorias: Nas Notícias

Associação nasce para dar apoio a doentes renais

Melhorar a qualidade de vida de pessoas com insuficiência renal é o principal objetivo da Associação Portuguesa de Reabilitação de Insuficientes Renais, agora criada. Estima-se que em Portugal cerca de 800 mil pessoas sofram de insuficiência renal crónica.

Composta por uma equipa de nove profissionais ligados à reabilitação, a Associação compromete-se a fazer chegar os resultados das várias investigações e dos novos avanços nesta área a todos os insuficientes renais.

A iniciativa partiu do enfermeiro brigantino André Novo, que já havia sido distinguido com um prémio internacional pelos resultados de um trabalho que visava a melhoria da qualidade de vida destes doentes, através da prática desportiva.

O agora presidente da Associação Portuguesa de Reabilitação de Insuficientes Renais sustenta que o exercício físico é um fator decisivo que se repercute “ao nível da mobilidade e capacidade funcional e, acima de tudo, na melhoria da qualidade de vida dos pacientes”.

A criação da Associação nasceu da vontade de congregar esforços e sistematizar alguns processos que anteriormente se encontravam dispersos.

“Antes de existir a Associação, os profissionais que se dedicavam a esta temática estavam isolados. Hoje, esta plataforma permite a troca de conhecimentos de forma mais eficaz, beneficiando ainda da ligação à Associação Europeia de Reabilitação Renal”, explica André Novo.

A meta é alcançar todos os doentes, seus familiares e instituições de saúde, contando com a ajuda de profissionais de vários setores como medicina, dietética e nutrição, enfermagem, fisioterapia e fisiologia do exercício. Estes técnicos estão disponíveis para responder às solicitações dos pacientes através da plataforma online.

Só em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofram de insuficiência renal crónica, caraterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal.

Segundo a associação, todos os anos são registados cerca de 2200 novos casos de insuficiência renal crónica terminal, existindo atualmente mais de 11 mil doentes dependentes de diálise e cerca de 7000 transplantados.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias