Nas Notícias

Associação Nacional de Farmácias “foi mais um obstáculo do que uma ajuda”

O coordenador do Plano de Vacinação Covid-19 responsabilizou a Associação Nacional de Farmácias (ANF) pela exclusão das farmácias na primeira fase da campanha, devido ao “erro” na vacinação contra a gripe.

De acordo com o responsável, em audição (por videoconferência) conjunta na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual que acompanha o combate à pandemia, a ANF criou uma “falsa noção” de acessibilidade à vacina contra a gripe, criando um “problema” à campanha de vacinação contra a covid-19.

“A forma como foi gerido esse processo não correu bem e quero reafirmar que as farmácias foram vítimas também de uma deficiente organização. A minha avaliação é que a responsabilidade desse insucesso é da maior associação representativa das farmácias”, acusou Francisco Ramos.

“A sua participação no processo foi mais um obstáculo ao sucesso do que uma ajuda, ajudando a criar falsas expectativas à população”, reforçou.

Mantendo-se no “problema” na vacinação contra a gripe, acrescentou que “com dois milhões de doses não se vacina a população inteira”, insistindo na “falsa noção” de acessibilidade criada pela ANF.

Assim, a vacina contra a covid-19 será, na primeira fase, administrada apenas em centros de saúde, pois estes podem “garantir que o processo decorre da melhor forma possível”.

Em destaque

Subir