Nas Notícias

Associação aloja cinco sem-abrigo e integra dois no mercado de trabalho

A Associação Palavras Inquietas já retirou das ruas do Porto cinco sem-abrigo desde novembro de 2015. Na primeira casa de abrigo da Associação, em Paranhos, vivem, atualmente, quatro pessoas, sendo que duas delas já integraram o mercado de trabalho.

A Palavras Inquietas é uma organização não-governamental sem fins lucrativos legalmente constituída em fevereiro de 2015 por iniciativa privada. Funciona em regime de voluntariado e subsiste com donativos de privados anónimos, amigos e empresas que apoiam a causa.

Desde o final do ano passado, já alojou cinco sem-abrigo e integrou dois no mercado de trabalho.

“A Associação tem como missão reinserir sem-abrigo, pessoas carenciadas ou prostitutas na sociedade, prestando todos os apoios necessários para que estas pessoas retomem as suas vidas e se insiram novamente no mercado de trabalho. Procuramos, por isso, valorizar as pessoas, permitindo-lhes o acesso a bens básicos, como o alojamento, cuidados de saúde, formação e procura ativa de emprego”, refere o presidente da Associação, João Teixeira Leite.

Cada pessoa que consegue reintegrar-se na sociedade “é uma vitória” para os membros da Palavras Inquietas. “Recebemos cada vez mais de pedidos de ajuda mas, neste momento, precisamos de mais apoios para conseguir dar resposta”, diz.

A primeira e até agora única residência da Associação Palavras Inquietas situa-se em Paranhos, no Porto. Até setembro de 2016, pretende acolher mais sem-abrigo numa nova residência.

Em destaque

Subir