Nas Notícias

Associação ajuda mais de mil pessoas no âmbito da prevenção do suicídio

O suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens. Regista números superiores às mortes na estrada ou resultantes da sida, e por cada suicídio consumado, “25 pessoas fizeram tentativas”.

Para assinalar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Associação Telefone da Amizade (ATA) fará, no próximo domingo, um piquete de 24 horas.

Apesar de ter dado resposta a mais de mil pessoas com problemas emocionais desde janeiro (715 chamadas e 315 e-mails), o responsável da associação sediada no Porto, José Paulo Leal, admite que o número de chamadas é “bastante superior” aos atendimentos verificados. A associação continua a debater-se com “falta de voluntários”, o que os impede de ter uma “cobertura mais alargada”.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ATA anuncia a realização de um piquete de 24 horas no próximo dia 10 de setembro, domingo, no âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, um drama que, defendem, supera anualmente “as mortes provocadas por ataques terroristas, guerras e assassinatos.”

“Na realidade, mesmo somando as mortes por todas estas causas, são sempre menos que as mortes por suicídio em igual período de tempo”, pode ler-se no comunicado.

Tendo como base os dados do portal Pordata, a ATA lembra que houve 1127 suicídios em Portugal em 2015 e que essa é a segunda causa de morte entre jovens, a nível nacional e mundial.

Perante isto, a Associação questiona a razão pela qual, em países como Portugal, as mortes na estrada (445 em 2016) ou resultantes de sida (390 em 2015) recebem “mais atenção mediática e apoio para a sua prevenção”.

A ATA alerta que estes números são “apenas a ponta do iceberg”, que lembra o “sofrimento das famílias e amigos” de cada vítima, e adiciona outro número à estatística: por cada suicídio consumado, “25 pessoas fizeram tentativas”. Vincam, por isso, a importância de “reduzir estes números”.

O Telefone da Amizade “procura escutar as pessoas em crise pessoal em risco de suicídio”, sendo-lhes “permitido desabafar sobre o que as leva a pensar em acabar com a sua própria, ou até como o pensam fazer. Confidencialmente, sem as julgar, sem pressa, pelo telefone ou correio eletrónico, diariamente, das 16:00 às 23”.

Para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio os voluntários do Telefone da Amizade vão alargar o tempo de atendimento mantendo a linha em funcionamento 24 horas. Distribuirão ainda folhetos informativos em diferentes sítios da cidade do Porto, sobre o suicídio e a sua prevenção.

Em destaque

Subir