Nas Notícias

Assis quer fusão de Porto e Vila Nova de Gaia para criar uma supercidade

francisco_assisNem o Rio Douro vai separar Porto e Gaia, na proposta de fusão que Francisco Assis defende, à semelhança de Luís Filipe Menezes. O socialista e o social-democrata querem transformar duas grandes cidades numa supercidade. “Este assunto deve começar a ser discutido”, refere Francisco Assis ao Jornal de Notícias.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, Francisco Assis reforça a ideia de Menezes e sustenta que a ideia de fundir as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia não deve ser tabu. O socialista entende que o assunto deve ser discutido já nas próximas eleições autárquicas, em 2013.

O objetivo é unir a grandeza de Gaia à do Porto e criar uma megacidade, com maior poder em termos nacionais, o que representa uma ideia já avançada pelo autarca de Gaia: o social-democrata Luís Filipe Menezes.

“Considero que este assunto deve começar a ser discutido. Teríamos uma cidade com outra dimensão, outros recursos e expressão”, sustenta agora Francisco Assis ao Jornal de Notícias.

O socialista, que foi candidato à Câmara Municipal do Porto, perdendo as eleições para Rui Rio, e líder parlamentar socialista, entende que a cidade Invicta “é uma cidade pequena”, mas o “centro de uma Área Metropolitana com expressão a nível europeu”.

Nesse sentido, acrescenta, “é preciso encontrar uma solução”, que passa por deixar “o domínio das quimeras e entrar nos projetos concretizáveis”. E a fusão de Vila Nova de Gaia e do Porto é um projeto viável, que poderá cativar a simpatia dos cidadãos.

Francisco Assis defende que esta união entre as cidades deveria representar a ideia do “Grande Porto”, onde também poderiam entrar áreas de Matosinhos e de Gondomar.

Numa altura de resistências a fusão das freguesias, com o PS contra o projeto de reorganização administrativa por motivos que se prendem com a história, esta ideia de Assis contraria todos os argumentos apresentados pelos socialistas.

Em destaque

Subir